Livro

POGO – um ajuste de contas com o futuro

Há 20 anos surgia na cena nacional o colectivo Pogo com a firme intenção de abalar os alicerces da Comédia, da Arte e da Vida. O livro Pogo, um Ajuste de contas com o Futuro, propõe-nos uma leitura, na primeira pessoa, sobre as múltiplas e diversas aventuras artísticas protagonizadas por este colectivo. Textos literários, sinopses de filmes e de peças de teatro, artes plásticas, cenografias, bem como também diverso material original: desenhos, projectos, fotografias, entrevistas, entre outros, fornecem-nos, deste modo, uma visão da prolixa actividade que caracterizou, e continua a caracterizar, este colectivo, e das suas preocupações atentadas por via dos seus principais intervenientes.

Este invulgar documento pode ser ainda descrito como uma leitura apaixonada da fervilhante actividade do Pogo.

O livro, com 432 páginas, documenta e articula os 20 anos de existência artística do Pogo. Começando por dedicar-se ao café-teatro e ao teatro tout court, experimentou-se depois em formato televisivo, no cinema, na performance, na música experimental, nas artes plásticas e no happening — mas nunca à vez. Foi pioneiro em Portugal da utilização cénica do video; fez do cruzamento de formas e de linguagens a sua matriz de intervenção artística. Seria caso para dizer que nunca abandonou a sua especificidade, excepto em que, se alguma teve (além da que decorre de não ter nenhuma), nunca foi realmente proprietário dela.

Além de acompanhar a história do Pogo, o livro contém escrita original com incidência no percurso, nos temas e na época artística abrangida: escrevem, entre os de dentro e os de fora (se isto existe), Fernando Fadigas, Francisco Luís Parreira, João Garcia Miguel, João Urbano, Paulo Carmona, Pedro Cabral Santo, Ricardo Batalheiro e Ruy Otero.

Inclui também um caderno especial, com textos inéditos, dedicado ao escritor António Pocinho, colaborador do grupo, entretanto falecido.

O livro inclui ainda:

  • Ensaios originais sobre performance, teatro, artes plásticas, música e media
  • Textos inéditos do autor António Pocinho
  • Guiões para televisão e cinema
  • Desenhos e fotografias originais de vários artistas, entre os quais Tiago Batista, Bertílio Martins, Eduardo Matos, Telmo Alcobia, Pedro Cabral Santo, Steve Stoer, João Fonte Santa e Miguel Soares.
  • Peças de teatro integrais
  • Argumentos e diálogos para vídeo
  • Arquivo Gráfico
  • Desenhos para figurinos e cenários
  • Storyboards originais

Direcção Editorial Ruy Otero
Assistente Editorial / Revisão Ricardo Batalheiro
Textos originais Fernando Fadigas, Francisco Luís Parreira, João Urbano, Paulo Carmona, Pedro Cabral Santo, Ricardo Batalheiro, Ruy Otero
Participações Especiais André Lemos (desenho), Eduardo Matos (desenho), Gonçalo Frota (texto), João Garcia Miguel (texto), Laurindo Marta (fotografia e desenho), Natanael Lima (arquitectura), Nuno Bettencourt (desenho), Sandra Zuzarte (desenho)
Design Pedro Rufino
Produção Carla M. Cardoso
Produção Gráfica Finepaper
Comunicação Sara Battesti
Assistente Design Baltasar Martins

Projecto financiado por:

logo_governologo_artes

COMPRAR ONLINE